NOSSA MISSÃO
Valorizar a arte e a cultura como expressão e meio de diálogo, assumindo um papel ativo diante das mudanças necessárias, em diferentes realidades sociais, por meio de projetos específicos.
Apoiar o desenvolvimento e a transformação sustentável das pessoas, sobretudo crianças e jovens, através da arte e da educação de qualidade. Os conteúdos dos nossos produtos e serviços tem como objetivo a facilitação de processos que ampliam a consciência, fortalecem as relações e mobilizam para a ação.
Estas ações, aqui entendidas, são como afirmações para as aberturas do mundo contemporâneo, para as identidades e diferenças que constituem os espaços do saber, sentir e da experiência de estar no mundo. Envolve as aberturas que são geradas, na maioria das vezes, por crises e transformações de cada tempo, e que encontram uma via de acesso pela experiência estética. ISSO CONTA trabalha a partir das escutas de conteúdos em formulação na contemporaneidade e a partir das análises destes conteúdos.
Nossa missão é a de assumir um papel ativo diante das mudanças necessárias, em diferentes realidades sociais, através de produtos e serviços no campo da arte e da educação de qualidade. As ações e obras que o instituto ISSO CONTA fomenta, produz, organiza e distribui formulam-se para produção de pensamento crítico e criativo. Envolvem inovações tecnológicas e ações de protagonismo dirigidas para novas formas de conhecer e de refletir sobre como nos relacionamos com os saberes, com o mundo e com nós mesmos.
O instituto ISSO CONTA foi fundado pela artista visual Juliana Stein e envolve a pesquisa de uma equipe interdisciplinar abrangendo os campos da arte, educação, psicologia, neuropsicologia, filosofia, sociologia, geografia, história, tecnologia, entre outros.
O nome ISSO CONTA nasce da importância do diálogo integrado aos processos do conhecer. Diálogo este que está associado à posição de mundo de quem conhece, sente, percebe, imagina e representa. Neste contexto, aprender não está dissociado do processo de ler o mundo e a si mesmo. Remete, sobretudo, ao fenômeno do olhar e à instauração de um campo de escuta e de reflexão. ISSO CONTA envolve a percepção do mundo e a observação do sujeito que conhece. ISSO CONTA diz respeito aquelas coisas que conectam, que, ao dizer algo sobre alguma coisa, movimentam o que sabemos, pensamos, sentimos e conhecemos sobre o mundo e sobre nós. ISSO CONTA delineia um campo de visão em torno de como lidar, medir, registrar, sentir, pensar aquilo que está aí e o que está em vias de ser.